
REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL
DEFINIÇÕES
A Reeducação Postural Global –RPG é uma técnica fisioterapêutico para trata patologias músculo esqueléticas. Foi desenvolvida por Phillipe E. Souchard a partir do método desenvolvido por Françoise Mézières que lançou as bases do tratamento integral do corpo por intermédio das cadeias musculares e posturas globais revolucionando os princípios e a prática fisioterapêutica (Lena, 2025).
A técnica de Reeducação Postural Global (RPG) busca restaurar o equilíbrio postural por meio do tratamento das cadeias musculares. Utiliza alongamentos estáticos para corrigir encurtamentos musculares, melhorar a mobilidade e promover o realinhamento dos segmentos corporais.
No corpo humano, tudo está conectado. Cada movimento envolve o sistema locomotor e desencadeia uma série de ações que atuam em conjunto para atingir um objetivo. Da mesma forma, uma tensão inicial pode gerar outras tensões associadas, formando uma cadeia interligada.
A técnica terapêutica da Reeducação Postural Global (RPG) utiliza posturas específicas baseadas em três princípios fundamentais:
-
Individualidade: Cada pessoa é única e reage de forma diferente aos desequilíbrios do corpo, apresentando sintomas e adaptações específicas.
-
Causalidade: A causa do problema pode estar distante do local do sintoma, pois o corpo desenvolve compensações ao longo do tempo. A RPG identifica e trata essas compensações, mesmo que a causa original não esteja mais presente.
-
Globalidade: O corpo é tratado como um todo, buscando as origens das tensões, encurtamentos, dores ou deformidades. O objetivo é alongar os músculos responsáveis pelas alterações posturais, melhorar a força, a mobilidade e manter os resultados alcançados.
O TRATAMENTO com RPG
O objetivo do tratamento é aliviar dores, corrigir desequilíbrios posturais e promover bem-estar em longo prazo.
As Sessões
As sessões de RPG duram cerca de uma hora, com frequência que varia de 1x por semana a três vezes por semana, quando há quadro doloroso e agudo.
Quantas sessões?
Não há número protocolar de sessões pois o tratamento depende da patologia e das respostas do paciente.
Quais problemas podem ser tratados com RPG?
O tratamento de RPG pode ser aplicado a praticamente todas as patologias que requerem tratamento fisioterapêutico, com a devida avaliação fisioterapêutica inicial, quando será feita a programação do tratamento. Seguem alguns exemplos de condições e/ou patologias que predispõem à alteração postural:
-
Dores nas costas (lombalgia, dorsalgia, cervicalgia)
-
Hérnias de disco
-
Escoliose, hiperlordose e hipercifose
-
Desvios posturais diversos
-
Tendinites e bursites
-
Problemas articulares (joelho, ombro, quadril)
-
Alterações posturais causadas por má postura no trabalho ou estudo
-
Sequelas de lesões ortopédicas ou neurológicas
-
Distúrbios respiratórios com impacto postural (asma, bronquite)
-
Cefaleias de origem tensional
-
Outros problemas como: labirintite, torcicolo; alterações oclusais e dor na ATM (Articulação Têmporo Mandibular), entre outras.
Exemplos de Correções Posturais através do tratamento com RPG



Definições de postura
Para Kendall et al. (1995), postura é o alinhamento esquelético ideal que envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, conduzindo à máxima eficiência do corpo.
Segundo o Dicionário Michaelis On Line - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa:
1-Posição do corpo ou de uma de suas partes, no espaço que ocupa.
2 Maneira de compor os movimentos do corpo.
Segundo Kisner e Colby (1998), postura é uma posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes do corpo para uma atividade específica, ou uma maneira característica de alguém sustentar o corpo. A atitude tem uma relação mais estreita com o comportamento, uma forma de ser, enquanto que posição do corpo e aspecto físico exprimem, sobretudo, o resultados de traumas, do stress e da fadiga, da utilização do corpo nos esportes, nas atividades físicas, na vida profissional e no cotidiano.
Causas de alterações posturais
As causas podem ser posicionais, como manter a mesma posição por longos períodos. As causas estruturais, com características anatômicas ou condições patológicas ou congênitas combinadas podem causar problemas adicionais, como Síndrome de Klipped-Feil, doença de Scheurmann, escoliose e discopatia são alguns exemplos (Magee & Manske, 2023).
A manutenção da postura exige músculos fortes e flexíveis, trabalhando continuamente em harmonia contra a gravidade para manteer a postura ereta (Magee & Manske, 2023).
Bibliografia
-BIENFAIT, M. Os desequilíbrios estáticos. São Paulo. Summus Editorial, 1995.
-BRICOT, B. Posturologia. São Paulo Editora Ícone, 2006.
-KENDALL et al. Postura: alinhamento e equilíbrio muscular. Músculos, provas e funções. 4ª ed. São Paulo. 1995, p. 69-118.
-KISNER, C.; COLBY, L. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3ª ed. São Paulo. 1998.
-Lena, O., Qorri, E., Martínez-Fuentes, J., & Todri, J. (2025). Evaluation of Trunk Mobility in Spanish High-Level National Rhythmic Gymnastics Athletes with Low Back Pain: A Randomized Controlled Trial Comparing the Mézières Method and Isostretching Postures. Journal of Clinical Medicine, 14(8), 2584. https://doi.org/10.3390/jcm14082584.
Magee, D. J. & Manske, E.R.C.. Avaliação Musculoesquelética 2023.- 7ª Edição – Editora Manole, S.Paulo.
https://www.osteopatia.com.br/sem-categoria/francoise-mezieres-e-cadeias-musculares
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/postura/